Uma perda imensa: Morreu João Zinclair | CSP-Conlutas


Uma perda imensa: Morreu João Zinclair




Hoje é um dia triste para todos nós, aqueles e aquelas que de alguma forma conheceram e se relacionaram com o companheiro João Zinclair, e para a classe trabalhadora brasileira. Vitima de uma fatalidade, um acidente que envolveu o ônibus em que ele viajava na BR 101, João perdeu a vida. E nós perdemos um amigo, uma pessoas amorosa, fraterna, um ser humano como poucos. A classe trabalhadora e a luta pelo socialismo perderam um militante aguerrido que dedicou sua vida à causa da transformação dessa sociedade, a combater a barbárie capitalista e a defender um mundo igualitário, libertário, socialista.

Operário metalúrgico, João Zinclair fez muitas coisas na vida. Militante socialista, foi diretor do sindicato dos metalúrgicos de Campinas, depois se dedicou à arte da fotografia e fez dessa arte uma forma de luta, em defesa das causas dos operários e do meio ambiente. Tudo com a seriedade, a garra, mas também com muita sensibilidade, beirando a poesia, que lhe era peculiar. A luta contra a transposição do rio São Francisco tem em um trabalho feito pelo João – um livro de fotografias – uma de suas armas mais importantes. Trata-se de uma denuncia das mais poderosas contra desplante que é este projeto de transposição.

Alem dos familiares, João deixa muitos amigos, mais que amigos, deixa companheiros e companheiras de luta que o admiravam e respeitavam em todos os lados deste país, em todos os movimentos, em todas as correntes políticas. Estamos tristes, perdemos um pedaço de nós, um pedaço bem bonito que todos nós tínhamos.

Manifestamos a nossa solidariedade à sua filha, Victória; à Silvia, mãe de Victória e amiga de sempre do João; e a todos os seus familiares.

Nós aqui, vamos continuar João, a luta que até agora travamos juntos. É a melhor homenagem que podemos fazer a você.

João Zinclair: Presente!

Até o socialismo: sempre!

SP, 19/01/2013
Zé Maria, pela  Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, pela direção Nacional do PSTU e em nome de todos os amigos e amigas que João conquistou entre os nossos militantes



Fonte: Site da CSP-Conlutas

Comentários