NENHUMA CONFIANÇA EM LERIN, NENHUMA CONFIANÇA EM PIAU, VOTEM NULO NO SEGUNDO TURNO DE UBERABA

Depois de um primeiro turno marcado pela ausência de candidaturas comprometidas efetivamente com interesses dos trabalhadores, o segundo turno das eleições de Uberaba, apesar da aparente polarização entre dois projetos, do ponto de vista dos interesses mediatos e imediatos da classe trabalhadora, apresenta-se novamente sem opções.

No primeiro turno, se por um lado o PT e o PCdoB comprometeram-se com projetos reacionários (Paulo Piau - PCdoB) ou com continuidade de um governo marcado por ataques aos trabalhadores e por atos de improbidade administrativa (Anderson Adauto – PT), por outro, dias antes data limite das convenções - por equívocos políticos da direção local do PSOL - rompeu-se a Frente de Esquerda dos Trabalhadores, que vinha sendo gestada entre o PSTU, o PCB e o PSOL, ocasionando em não apresentação de candidatos pelo nosso partido.

Diante deste quadro, nós do PSTU, já no primeiro turno, chamamos o voto nulo nas eleições de Uberaba, pois, como dito, não havia naquele momento, opções que atendessem minimamente os interesses dos trabalhadores.

Agora no segundo turno - comprovando que nossa avaliação estava correta, no sentido de que não havia diferenças entre os projetos políticos das seis candidaturas colocadas - temos assistidos, para surpresa e indignação de muitos, mas não a nossa, alianças tão ou mais absurdas e espúrias do aquelas do primeiro turno, inclusive com rumores de compra de apoio com promessas de cargos e muito dinheiro.

Assim, tem-se, de um lado, Wagner Júnior, Fahim, Adelmo, o PT e o PPS apoiando Paulo Piau e, de outro, a vice do Adelmo, Luciene, o PSDB local, o vereador Ripossati, o governador Anastasia, entre outros, apoiando Lerin, ao mesmo que este (Lerin) e aquele (Piau), declaram que sãos apoiados, inclusive, trazendo Ministros de Estado à Uberaba, pelo governo Dilma.

Essas alianças são possíveis porque tanto Piau quanto Lerin, independentemente das origens sociais de cada um deles, do ponto de vista programático, ou seja, do ponto de vista do projeto que pretendem implementar em seus governos, defendem os interesses dos ricos, das elites que sempre estiveram no poder de nossa cidade, direta ou indiretamente, ou seja, são defensores dos interesses dos grandes patrões e dos latifundiários e não o interesse das pessoas que vivem de seu trabalho.

Assim, tanto o apoio ao Piau, como o apoio ao Lerin, traz em si o símbolo da mentira, o símbolo do engodo. Significam enganar aos trabalhadores, chamando-os a votar em projetos políticos que não atenderão suas justas reivindicações de saúde, segurança, educação, transporte público, eficazes e de qualidade.

É por isso, que nós do PSTU de Uberaba, neste segundo turno, apresentamos aos trabalhadores nossa posição para este segundo turno: nenhuma confiança em Lerin, nenhuma confiança em PIAU, VOTEM NULO.
Por fim, chamamos todos os ativistas que não concordam com as alianças celebradas por seus partidos para construírem conosco uma alternativa de esquerda em Uberaba, militando no PSTU.

DIREÇÃO MUNICIPAL DO PSTU DE UBERABA

Comentários