Frente de Esquerda em Uberaba

Abaixo reproduzimos nota dos companheiros do PCB de Uberaba, sobre a Frente de Esquerda.

Saudamos a iniciativa dos companheiros, fazendo um chamado a conformarmos a Frente de Esquerda em Uberaba, não apenas para as eleições, mas para atuar no cotidiano da luta de classes.

Estendemos o chamado ao PSOL, pois entendemos que Uberaba merece uma alternativa de socialista, não apenas para as eleições, mas para atuar na lutas cotidianas dos trabalhadores e da juventude.

Adriano Espíndola Cavalheiro, pela direção do PSTU.

-=-=-=-=

FRENTE DE ESQUERDA EM UBERABA

No final de março do corrente ano, dia 31, membros das direções municipais de PSTU, PSOL e PCB deram início às tratativas entre os partidos para a composição de uma Frente de Esquerda em Uberaba.

Tal como ocorreu nas eleições presidencial e estaduais de 2006 e nas eleições municipais de 2008, a iniciativa visa reproduzir na cidade a aliança eleitoral dos três partidos de esquerda, que apresentariam candidatura única e um programa comum nas eleições deste ano. Concordou-se com a divulgação de uma nota sobre o início das conversas entre os partidos, bem como com a realização de encontros regulares entre os dirigentes.

A nota ainda não recebeu redação final e o próximo encontro está previsto para a semana que vem.

Os comunistas entendem que a organização de uma Frente de Esquerda em Uberaba não deve se restrigir às exigências do calendário eleitoral. Uma Frente de Esquerda em Uberaba, com uma ação coordenada e permanente entre socialistas e comunistas, supõe o envolvimento de seus militantes nas diferentes lutas travadas cotidianamente pelos trabalhadores na cidade. E também no campo, aqui tão próximo e também por isso com forças econômicas, políticas e culturais bastante poderosas, e igualmente palco de toda sorte de desmandos e injustiças.

Uma Frente de Esquerda em Uberaba pra valer tem de construir um programa comum, uma leitira comum sobre a cidade e seus desafios, de transformação da realidade. Tem de estabelecer uma relação orgânica com a sociedade civil, organizada em seus sindicatos, movimentos, associações, etc. Tem de estimular a organização da cidade, seus moradores, seus trabalhadores, a partir de suas demandas reais. Tem de estimular a contradição existente entre as formas políticas do poder local, estimulando sim a representação parlamentar (e até majoritária, quem sabe), mas também a consolidação de outras formas de participação política, através de assembléias por categorias profissionais, escolares ou local de moradia. A cidade é o local primeiro da política.

Resumindo: os comunistas de Uberaba não estão dispostos a integrar uma frente de esquerda que encerre suas atividades tão logo abertas as urnas em outubro próximo. Não.

Ou constituímos um corpo sólido, coordenado e de ação permanente, estabelecendo uma relação orgânica com a cidade e suas contradições, ou simplesmente nos reconhecemos como companheiros na luta por uma causa maior, o socialismo, e que por isso nos respeitamos, mas que não temos qualquer atuação conjunta na cidade, nos encontrando eventualmente numa manifestação ou assembléia. Não há problema algum nisso.

Os comunistas estão abertos ao diálogo e acreditam mesmo que uma aliança entre PSTU, PSOL e PCB poderia ser um fato novo nas eleições deste ano. Só não aceitam reduzir o foco de sua ação política ao jogo eleitoral, pois sabem que a eleição é apenas meio e não fim na luta política.

Qual é a do pessoal do PSOL?

Nesta semana, circulou a notícia de que PT e PSOL estão conversando sobre coligação. Segundo rumores, as conversas estariam adiantadas. Restariam apenas uns pontos, de ordem "ideológica" (o PSOL teria "exigido" dos petistas a recusa de alianças com partidos "tradicionais"); o trato eleitoral já estaria acertado: vice ao PSOL, coligação na eleição proporcional e paridade no tempo de TV.

Nada contra o PT, que faz seu jogo. Sem aliados até o momento, a candidatura de Adelmo corre o risco de naufragar no 1º turno e, pior ainda para os petistas, interferir de maneira negativa na eleição de vereadores. O PT de Adelmo está à caça de aliados. Topa quem quiser e disso todos sabem.

Agora, qual é a do pessoal do PSOL?

A conferir.

EM TEMPO - Em duas semanas, nenhuma linha mais foi publicada sobre a "bomba" na Secretaria Municipal da Saúde, com a descoberta do desvio de recursos para manutenção de ambulâncias que resultou no bloqueio dos bens dos proprietários da empresa prestadora de serviço e até do secretário municipal da Saúde. Estranho, não?!

Uberaba, 13 de abril de 2012.

1922/2012 - 90 anos do PCB

FONTE: BLOG DO PCB – Uberaba, clique aqui e conheça

Comentários