SOBRE O VETO À SIMEA FREITAS NO DEBATE DA ACIU E DO CONVITE PARA UM EVENTO FAKE COM OS CANDIDATOS EXCLUÍDOS: Quem tem medo do PSTU, tem medo da classe trabalhadora!

“Come ananás, mastiga perdiz. Teu dia está prestes, burguês”

Vladimir Maiakóvski

O PSTU em seu programa político tem propostas para o pequeno e médio empresário, além dos microempreendedores individuais, até mesmo porque, assim como a classe trabalhadora, estes setores na sociedade capitalista são prejudicados por um sistema que privilegia grandes empresários, banqueiros e latifundiários, sendo necessário ganhá-los, assim como aos camponeses, para o campo dos trabalhadores, para que além das condições objetivas haja também condições subjetivas para uma revolução vitoriosa que coloque um fim neste sistema que nos oprime e explora. 

A ACIU (Associação Industrial e Comercial de Uberaba), mais uma vez, desprezando que a sociedade é plural e que entre seus representados essa pluralidade está presente, porquanto, além do grandes magnatas, ela também representa micros, pequenos e médios comerciantes e empreendedores, excluiu Simea Freitas e o PSTU do evento que promoveu entre os candidatos a prefeito e sua diretoria, no último dia 05, o qual foi transmitido ao público em geral, através da internet (rede sociais) e possibilitou aos candidatos apresentarem suas propostas.

A nossa exclusão não se deu por adoção de qualquer critério legal, como, por exemplo, aquele da nova e antidemocrática legislação eleitoral, que nos excluiu da propaganda gratuita do rádio e tv, uma vez que do referido evento participou um candidato que também está fora da propaganda de rádio e tv. Tampouco pode-se falar que exclusão se deu em face do nosso posicionamento nas pesquisas eleitorais, pois, ao menos dois dos que participaram do malfadado evento nelas aparecem em posição igual ou abaixo da nossa (e/ou de outras candidaturas excluídas).   

No entanto, diante da repercussão negativa de sua atitude antidemocrática, no último dia 08 fomos contatados pela ACIU, ou seja, depois do evento que ela realizou promovendo parte dos candidatos em prejuízo dos demais, quando a referida associação nos convidou para uma nova rodada do seu evento com os candidatos à prefeitura, que ocorrerá em 26 de outubro (do qual participará aqueles que não foram convidados para o primeiro evento). Nos deram a desculpa esfarrapada, para não nos ter convidado, a necessidade de adoção de medidas de proteção contra a propagação de COVID-19. Tanto é verdade que o novo evento é um arremedo para disfarçar o veto positivo à presença de Simea e do PSTU (e das demais candidaturas vetadas), é que, ao contrário do que se deu no evento original, essa segunda rodada não será transmitida nas redes sociais, não passando de uma vã tentativa de limpar a barra da reacionária entidade que o promove com a opinião pública.

Primeiro nos excluem e agora, diante a reação da sociedade ao seu veto, querem fazer um evento de segunda classe para nós. É assim, com exclusão e desrespeito, que ACIU entende que as trabalhadoras e trabalhadores devem ser tratados.

Deste modo, tendo em vista que fomos preteridos da atividade original por veto político, dispensamos o convite para esse evento fake e lamentamos que, em pleno século XXI, mentes arcaicas como as que levaram à nossa exclusão do evento em comento, estejam à frente de qualquer tipo de entidade, mesmo daquelas do tipo da ACIU.

 

Direção Municipal do PSTU Uberaba

Comentários