O preço do Preconceito e da Intolerância - Trabalhadores × Trabalhadores. Quem ganha com isto?

Mais um episódio de intolerância contra os moradores da ocupação William Rosa (BH/Contagem)

Por Luta Popular,

entidade filiada à CSP Conlutas


No final da tarde de ontem, dia 23/06, um morador do bairro Laguna colocou fogo para queimar seu lixo no alto do barranco que margeia a ocupação e o fogo começou a se alastrar. O corpo de bombeiros foi chamado. Quando os bombeiros chegaram os moradores já haviam apagado o fogo do barranco, por coincidência um dos barracões da parte de baixo começou a queimar. Os moradores solicitaram aos bombeiros que fossem apagar o fogo do barracão, eles se negaram alegando que haviam sido chamados para outra ocorrência. Diante disso alguns moradores cercaram o carro de bombeiros para que cumprissem sua obrigação. Revoltados os moradores protestaram na avenida enquanto outros apagavam o fogo como podiam. O barracão queimou todo, a moradora perdeu tudo que tinha e o fogo só não alastrou porque não era um local adensado.

Imagem relacionada

Enquanto isto acontecia alguns moradores do tropical fecharam a rua para protestar contra a construção de moradias para os moradores da William Rosa no Tropical.

Afinal, onde está o vandalismo e a barbárie?

No estado que não garante estrutura ao corpo de bombeiros para atender prontamente aos chamados? No protocolo que determina que os bombeiros não podem atender uma ocorrência para qual não foram chamados mesmo estando na frente dela? Lideranças que se aproveitam das dificuldades da população trabalhadora estimulando o preconceito e a intolerância? Ou trabalhadores que protestam diante de uma negativa de socorro por parte dos bombeiros?

Este episódio nos faz refletir até onde a intolerância pode chegar. Todo trabalhador tem direito à cidade, a todos os bairros da cidade. Precisamos nos unir na luta por direitos e não nos voltarmos uns contra os outros.

OS: Hoje mais 3 barracões queimaram, novamente as famílias perderam tudo. Estamos vigilantes e apurando esse excesso de "coincidências". Assim como iniciaremos uma campanha de solidariedade às famílias que perderam seus pertences.

Comentários