Parabéns ao trabalhadores da Educação de Minas Gerais por sua garra e luta!

MG: Educadores fazem 112 dias de uma greve heróica

Trabalhadores da educação em Minas Gerais suspenderam a greve nesse dia 27 de setembro

 

Professores votam fim da greve nesse dia 27

Depois de 112 dias de uma greve heróica, os trabalhadores em educação decidiram em assembléia na noite de 27 de setembro suspender a paralisação e aceitar a proposta apresentada pelo governo do estado.

Pelo acordo, o governo reconhece o direito de o Piso Nacional ser aplicado de acordo com a progressão na carreira; se compromete a pagar o piso de forma escalonada de 2012 a 2015, segundo proposta a ser elaborada por comissão composta por governo, parlamentares e sindicato; suspende as demissões a partir de hoje e revoga as punições anteriores; anistia os grevistas, além de realizar pagamento imediato de salários e abrir negociação sobre o desconto dos dias parados.

A avaliação da categoria foi que estes pontos não contemplam todas as reivindicações pelas quais a greve foi iniciada, mas é uma grande vitória, considerando a dureza do governo, o desgaste de 112 dias de greve e as demissões de designados que já haviam se iniciado.

O PSTU acredita que foi correta a suspensão da greve nestas condições, pois é o que permite algumas conquistas parciais, além de manter a categoria organizada e unida, pronta para outras batalhas que certamente virão. Acreditamos que a greve foi um exemplo para a própria categoria, pois os que a fizeram podem agora demonstrar aos demais de que ela era justa e que poderia alcançar vitórias.

Foi um exemplo para a classe trabalhadora, pois demonstra que é possível lutar e é possível vencer, em especial neste momento em que outras categorias como trabalhadores dos correios e bancários estão em greve.
É ainda um exemplo para toda a sociedade, pois chama atenção para a necessidade de valorizar os professores e, portanto, toda a educação no Brasil, com aumento dos investimentos para 10% do PIB já - necessidade que é negada pelo governador de Minas Gerais e pelos demais governos de plantão.

A greve foi importante também porque desmascarou o governo Anastasia, mostrando para os trabalhadores e a população mineira e de todo o Brasil que esse governo é inimigo da educação e dos trabalhadores.
Em relação ao Governo Federal, a greve também demonstrou grandes problemas. A própria lei do piso do governo é ruim, pois abre brechas para que os governos estaduais a questionem e não o implementem, ou implementem de forma distorcida.

O Governo Dilma se recusou também a intervir em Minas Gerais, para obrigar Anastasia a cumprir o piso. O Ministro da Educação Fernando Haddad apoiou o governo do estado na contratação de substitutos aos grevistas, o que enfraqueceu a greve naquele momento.

Por isso, a greve mostrou que não é possível acreditar que Dilma esteja do lado dos trabalhadores, como em vários momentos a direção do sindicato chegou a acreditar.

O PSTU parabeniza os educadores pela greve histórica, e conclama a todos a seguirmos organizados e unidos para os próximos desafios: o desafio de reverter as contratações de substitutos dentro das escolas; o desafio de manter o estado de greve com assembléia dia 8 de outubro, para que a negociação com o governo avance e seja cumprida.

Assim como estivemos presentes em todas as assembléias e atividades de greve nas nossas regiões, colocamos agora o PSTU a disposição de todos aqueles que quiserem fazer parte de uma organização de esquerda, de luta e socialista.

Comentários